NerdLab – De onde vem o aroma da laranja e do limão?

Esse é o primeiro post da seção NerdLab, onde mostrarei curiosidades da ciência que vocês (provavelmente) não sabiam. Hoje vou explicar de onde vem o cheirinho de hepta laranja e de limão.

Como são moléculas, assim como tudo que existe no universo, elas podem ter origem natural, ou sintética. Mas vocês sabiam que a diferença entre elas é bem sutil.

-Sim, uma é laranja e a outra é verde.

Não, jovem padawan, a diferença está na estrutura molecular das duas. As duas têm a mesma fórmula molecular, mas tem um detalhe que faz toda diferença. As duas possuem um carbono quiral, o que garante uma propriedade chamada isomeria óptica. Isso significa que a imagem espelhada de uma não sobrepõe a a outra.

Notem que uma ligação está projetada pra dentro, e outra pra fora. Essa diferença é o que faz uma ter aroma de laranja e a outra de limão. O limoneno extraído das laranjas é utilizado em inseticidas, já que o óleo essencial da laranja é um inseticida natural. Potente, não? Ah, e o limoneno extraído dos limões pode ser utilizado para sintetizar o mentol, que já salvou a pele (e o hálito) de muita gente nas entrevistas de emprego e nas baladas.

E aí, gostaram da curiosidade? Não sei vocês, mas me deu uma vontade de tomar uma limonada… Ou será que eu quero um suco de laranja?

AAAAAAHHHHH QUE DELÍCIA CARA!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *