Esse é o primeiro post da seção NerdLab, onde mostrarei curiosidades da ciência que vocês (provavelmente) não sabiam. Hoje vou explicar de onde vem o cheirinho de hepta laranja e de limão.
Como são moléculas, assim como tudo que existe no universo, elas podem ter origem natural, ou sintética. Mas vocês sabiam que a diferença entre elas é bem sutil.
-Sim, uma é laranja e a outra é verde.
Não, jovem padawan, a diferença está na estrutura molecular das duas. As duas têm a mesma fórmula molecular, mas tem um detalhe que faz toda diferença. As duas possuem um carbono quiral, o que garante uma propriedade chamada isomeria óptica. Isso significa que a imagem espelhada de uma não sobrepõe a a outra.
Notem que uma ligação está projetada pra dentro, e outra pra fora. Essa diferença é o que faz uma ter aroma de laranja e a outra de limão. O limoneno extraído das laranjas é utilizado em inseticidas, já que o óleo essencial da laranja é um inseticida natural. Potente, não? Ah, e o limoneno extraído dos limões pode ser utilizado para sintetizar o mentol, que já salvou a pele (e o hálito) de muita gente nas entrevistas de emprego e nas baladas.
E aí, gostaram da curiosidade? Não sei vocês, mas me deu uma vontade de tomar uma limonada… Ou será que eu quero um suco de laranja?
AAAAAAHHHHH QUE DELÍCIA CARA!!!!!!